quinta-feira, 30 de setembro de 2010

The Samauma Fruit // O Fruto da Samaúma

Between March and May, the Samaúma gets completely "naked" - loses all it's leaves, leaving the exposed branches apparently dead - and it comes back with it's all strength and greatness between August and September. Because of this reason the climbs get more exciting at this period, and it's when the "Queen of the Forest" present us the beauty of it's bloomed magnificent flowers. During this period we cheer for the Samaúma's Day Climbs!

Nos meses de março a maio a Samaúma fica completamente "pelada" - perde todas suas folhas ficando os galhos aparentemente secos - e volta com toda força e pujança entre os meses de agosto e setembro. Por esta razão as escaladas ficam mais excitantes neste período, que é quando a "rainha da floresta"nos apresenta sua beleza desabrochada em flores magníficas. Durante esse tempo comemoramos os passeios no roteiro das Samaúmas!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dayse and James Brown - Meeting Of The Waters // Encontro das Águas














A Sunny day with a spectacular view and a special gift: the Samauma Tree, also known as cotton tree, was showing us why it is called like that!

Dia ensolarado com uma vista espetacular e um presente especial: a árvore Samaúma, também conhecida árvore do algodão, nos mostrou a razão de ser conhecida como tal!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ATC recebe certificado de qualidade e segurança pela ABNT // ATC received safety management system certification

Amazon Tree Climbing participa do ABETA SUMMIT e é a primeira empresa de turismo de aventura da Amazônia a receber o certificado da NBR15.331 - Turismo de Aventura - Sistema de Gestão da Segurança, das mãos do minstro do Turismo, Luiz Barretto.

Amazon Tree Climbing just came back from the ABETA SUMMIT and is now part of the elite team and first company of adventure travel in the Amazon - receiving ...the Safety Management System certification from the ministry of tourism.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é a uma floresta folear úmida que forma a maior parte da bacia Amazônia. É a maior florestas tropicais do mundo. A hiléia amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas, situadas a aproximadamente 50 metros do solo. A bacia Amazônica engloba sete milhões de km2, e se localiza dentro de nove países: Brasil (60%), Colombia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A Amazônia representa mais da metade das florestas do mundo. Se a Amazônia fosse um país, ele seria o nono maior do planeta.

A região é morada de aproximadamente 2,5 milhões de espécies insetos. Até agora 40.000 espécies de plantas, 3.000 peixes, 1.294 pássaros, 427 mamíferos, 427 anfíbios e 378 répteis foram cientificamente classificados na região. Cientistas já descreveram entre 96.960 e 128.843 espécies de invertebrados no Brasil, somente. Mais de 1/3 das espécies do planeta vivem nessa floresta.

A diversidade de espécies de plantas é a maior do planeta, tendo alguns peritos estimado que em um kilômetro quadrado pode conter mais de 75.000 tipos de árvores e 150.000 espécies de plantas nas copas. Um quinto de todos os pássaros do mundo vivem na floresta Amazônica. Até hoje mais de 438.000 espécies plantas de interesse econômico e social já foram descobertos e catalogados e muitas ainda esperam ser descobertas.

Considere estes fatos:
• Uma simples lagoa na Amazonia pode ter uma variedade de peixes maior do que é encontrado em todos os rios da Europa juntos.
• Uma única reserva no Peru é morada de mais espécies de pássaros do que todo os Estados Unidos.
• E uma única árvore na floresta pode servir de abrigo para 43 espécies de formigas.
• número de espécies de peixe encontrados no Amazonas exede o do Oceano Atlantico.
• Um hectar de floresta tem mais espécies de árvores do que toda a Europa.

A dificuldade para a entrada de luz pela abundância de copas, faz com que a vegetação rasteira seja muito escassa na Amazônia, bem como os animais que habitam o solo e precisam dessa vegetação rasteira. A maior parte da fauna amazônica é composta de animais que habitam as copas das árvores, entre 30 e 50 metros. Não existem animais de grande porte, como nas savanas. Entre as aves da copa estão os papagaios, tucanos e pica-paus. Entre os mamíferos estão os morcegos, roedores, macacos e marsupiais.

O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Apesar disso, a flora e fauna mantêm-se, em virtude do estado de equilíbrio (clímax) atingido pelo ecossistema. O aproveitamento de recursos é ótimo, havendo mínimo de perdas. Um exemplo claro disso está na distribuição acentuada de micorrizas pelo solo, que garantem às raízes uma absorção rápida dos nutrientes que escorrem a partir da floresta, com as chuvas. Também forma-se no solo uma camada de decomposição de folhas, galhos e animais mortos, que rapidamente são convertidos em nutrientes e aproveitados antes da lixiviação.

Abaixo de uma camada inferior, a um metro, o solo passa a ser arenoso e com poucos nutrientes. Por isso e por conta da disponibilidade quase ilimitada de água, as raízes das árvores são curtas, e o processo de sustentação é feito também com base na escora das árvores umas nas outras.

Amazon Tree Climbing

Escalar através da copa das árvores na lendária Floresta Amazônica é uma experiência inesquecível. Lá no alto você pode testemunhar um mundo de cores, exótico e inexplorado. Como já se sabe, a maioria da vida na Selva se encontra no sua camada mais elevada. No topo das árvores você pode ver pássaros voando embaixo de você, inúmeras orquídeas, bromélias, macacos… uma infinidade de vida pode apresentar-se à você.

Se você já experimentou beber água de uma nascente, você sabe qual é a senseção. Agora experimente respirar o ar da sua fonte. É surpreendente a intesidade e a beleza da vida no dossel.

“Escalar uma árvore de 400 anos de idade, estando à 60 metros do solo, sentindo a gravidade de um modo totalmente novo, escutando e vendo animais desconhecidos… É um contato profundo com a natureza, uma viagem dos sentidos”.

Você não só terá a chance de caminhar pela foresta mas como será guiado em magníficas árvores emergentes da Floresta Tropical Amazônica. Enquanto caminhamos, nós vamos estar explicando o ecossistema, a gradiosidade desde meio-ambiente, a medicina natural…

O nosso propósito é desenvolver o atividades ecoturistícas como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável local. O Amazon Tree Climbing se compromete com a valorização da cultura local, restauração e conservação do patrimônio natural regional.

Charles Darwin - "Viagem do Beagle"

“Palavra depois de palavra, não foram suficientes para transmitir para aqueles que não visitaram regiões intertropicais, a sensação de prazer que a mente experiência… A terra é uma imensidão selvagem, uma desordenada estufa de luxo, feito pela nutureza para ela mesma.”